sábado, 9 de julho de 2011

*Vitamina A

A vitamina A( retinol)é solúvel em solutos apolares(lipídios). Ela pode ser encontrada em alimentos de origem animal (fígado de boi, o óleo de figado de peixes, o leite integral e derivados, os ovos e as aves).
Os compostos carotenóides são os mais ingeridos pelos seres humanos, alguns deles possuem a capacidade de originar moléculas de retinol, porém não são denominados vitamina A. Os carotenóides estão presentes em vegetais alaranjados e amarelados.

Absorção e Armazenamento
O retinol é liberado das proteínas no estômago. O produto dessa ação são os ésteres de retinil que, no intestino delgado, são hidrolizados de novo a forma de retinol, que é absorvido mais eficientemente do que os ésteres. Por seu turno, os carotenóides são clivados dentro das células da mucosa intestinal em moléculas de retinaldeído, que posteriormente são reduzidos a retinol.
Após a absorção do retinol ocorre a conjugação do mesmo ao ácido glicurônico, seguida da entrada na circulação êntero-hepática onde resultam dois produtos, a esterificação do retinol originando ésteres de retinil ou a oxidação do retinol originando o ácido retinóico. Tanto os ésteres de retinil quanto o ácido retinóico serão transportados no plasma .
A vitamina A é armazenada na forma de ésteres de retinil , no fígado onde é ligada à proteína ligadora de retinol(RBP). O estoque de vitamina A irá regular os efeitos da variabilidade nas taxas de ingestão da vitamina, particularmente contra os riscos de deficiência durante os períodos de baixa ingestão da vitamina A.
A vitamina A exerce muitas  funções no organismo . Dentre estas funções, destacam-se por sua relevância, a visão, o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção do tecido epitelial, da função imunológica e da reprodução. Cada uma dessas funções pode ser satisfeita por ingestão de carotenóides pró-vitamina A, ésteres de retinil, retinol ou retinal que, posteriormente, irão restituir-se em formas funcionais de retinol, retinal e ácido retinóico.



Visão
A vitamina A faz parte da púrpura visual, pois o retinol vai combinar-se com a proteína opsina para formar a rodopsina nos bastonetes da retina do olho, que tem por função, a visão na luz fraca. Pode haver a cegueira noturna, condição conhecida por nictalopia,
Os bastonetes e os cones retinianos contêm pigmentos visuais denominados rodopsina nos bastonetes e, iodopsina nos cones. Os cones atuam como receptores de alta intensidade luminosa para a visão colorida, enquanto os bastonetes são especialmente sensíveis à luz de baixa intensidade. Nas deficiências de vitamina A os bastonetes são mais afetados que os cones visuais.
Imagens

Jordanna Santos Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário