sábado, 2 de julho de 2011

*Lipogênese: Síntese de Ácidos Graxos

Bom como foi visto em aula a glicose é o principal precursor para a síntese de ácidos graxos! Mas vamos relembrar?! Carboidrato da dieta em excesso (em relação ao necessário para produção de energia e síntese de glicogênio) é convertido em ácidos graxos no fígado ou no tecido adiposo; sendo assim o principal fator no controle da taxa de lipogênese é o estado nutricional: se uma pessoa consome uma dieta rica em carboidratos, a taxa de lipogênese aumenta, já que glicose vai fornecer o carbono para a síntese de ácidos graxos (via acetil-CoA).
Então vamos entender o funcionamento dessa conversão de glicose em ácidos graxos!


A síntese ocorre no citossol, para onde deve ser transportado o acetil-CoA formado na mitocôndria a partir de piruvato, como a membrana interna da mitocôndria é impermeável a acetil-CoA, os seus carbonos são transportados na forma de citrato (resultado da degradação de proteínas e carboidratos que vai resultar em acetil-CoA e oxaloacetato, que sofrem condensação formando assim o citrato pela enzima citrato sintase) Nessa condição, o citrato não poderá ser oxidado pelo ciclo de Krebs, pois a isocitrato desidrogenase vai estar inibida, sendo assim o citrato vai ser transportado para o citossol pela tricarboxilato translocase, onde é cindido na presença de ATP em oxaloacetato e acetil-CoA pela enzima citrato liase.
O oxaloacetato é reduzido a malato pela enzima malato desidrogenase. O malato é substrato da enzima málica: nesta reação são produzidos piruvato e NADPH. O resultado dessas reações é o transporte dos carbonos do acetil-CoA (na forma de citrato), com gasto de ATP, da mitocôndria para o citossol e ainda a produção de NADPH. Acetil-CoA e NADPH (ambos no citossol) podem ser utilizados para formar ácidos graxos.
O carbono metil do acetil-CoA é “ativado” por carboxilação a malonil-CoA pela enzima acetil-CoA carboxilase. Essa reação requer ATP e bicarbonato como fonte de CO2. Na 1ª etapa o CO2 é ligado a um resíduo de biotina da enzima, usando energia derivada da hidrolise de ATP, o CO2 então é transferido para acetil-CoA. O 1º ciclo da síntese termina com a formação de butiril-ACP. Para prosseguir o alongamento da cadeia, o radical butiril é transferido para o grupo SH da β-cetoacil-ACP sintase, liberando o ACP, que recebe outro radical malonil. A repetição do ciclo após mais cinco voltas (que dá um total de sete voltas) leva a formação de palmitoil-ACP, que hidrolisado, libera o ácido palmítico.
No total, a síntese de ácido palmítico (16 C) requer 1 acetil-CoA, 1 malonil-CoA, 14 NADPH e 7 ATP (consumidos na formação de 7 malonil-CoA a partir de 7 malonil-CoA). Os NADPH têm duas origens: provém da reação catalisada pela enzima málica e das reações da via das pentoses-fosfato catalisadas por desidrogenases. Os ácidos graxos sintetizados aqui se combinam por esterificação com o glicerol com a finalidade de se produzir triglicérides armazenáveis


Referências Bibliográficas
1-  MARZZOCO,A.;TORRES B. B. Bioquímica Básica 2ª Ed., Rio de Janeiro:Editora GUANABARA KOOGAN.
2-TIRAPEGUI, JULIO. Nutrição Fundamentos e aspectos atuais – 2ª ed. - São Paulo: Editora Atheneu, 2006.
3-LEHNINGER,A.L. Princípios de Bioquímica 3ª Ed.,São Paulo,2002.
4- SACKHEIM,George I.;LEHMAN Dennis D. Química e Bioquímica para Ciências Biomédicas-8ª Ed.-São Paulo:Editora Manole,2001.

Imagem:

                                                                             
                                                           Postado por Maria Isabel Reis

5 comentários:

  1. Obrigada!! Já havia lido vários textos sobre o assunto, e o tico e o teco ficaram zonzos...hahaha... agora entendi tudo!! Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Bah, valeu mesmo,o texto ta bem explicadinho, maldita glicose que se mete em tudo...

    ResponderExcluir
  3. vlw mesmo pq precisa conferir essa parte de metabolismo =) OtimO!

    ResponderExcluir
  4. O excesso de carboidrato, aumentará a disponibilidade no piruvato para a síntese de acetil-Coa, certo? E isso influenciará algo no ciclo de Krebs?

    ResponderExcluir
  5. Por que produz apenas o Ácido Palmítico, por que não poderia ser outro em seu lugar?

    ResponderExcluir