terça-feira, 5 de julho de 2011

Bulimia Nervosa



Distrúrbio psicológico ou transtorno alimentar, a bulimia é caracterizada inicialmente pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos em um curto espaço de tempo, de forma frequente essa atitude é seguida de vômitos induzidos, uso de produtos que provocam evacuação como diuréticos e laxantes ou até mesmo prolongadas horas de exercícios que levam a exaustão, tudo isso é praticado pelo indivíduo com o objetivo de se livrar das calorias obtidas na farta refeição.



Causas
Diversos fatores favorecem o surgimento da doença:
·   Preocupação excessiva com a forma física
·  O atual contexto social que prega o corpo magro como ideal de beleza
·   Indivíduos auto críticos que se deixam influenciar por pressões da sociedade
Sintomas
·  Vômitos induzidos
·   Ingestão de grande quantidade de alimentos
·   Dietas muito rigorosas que são frequentemente violadas pela ingestão exagerada de alimentos
·   Uso frequente de diuréticos e laxantes
·   Distúrbios psicológicos como depressão, obsessão e ansiedade
·    Estresse e depressão causados após as compulsões alimentares

Tratamento
O tratamento da bulimia irá variar de acordo com a gravidade da doença,mas primeiro se inicia um tratamento psicológico e posteriormente uma reeducação alimentar.
A bulimia tem muitas vezes uma raiz psicológica, dessa forma o acompanhamento dos pais é essencial principalmente durante a adolescência, nessa fase o indivíduo está mais sucetível a pressões socias que pregam o corpo magro como ideal de beleza.
Uma alimentação saudável sem nenhum exagero ou excesso é fundamental para manter-se longe de transtornos alimentares como a bulimia.

Algumas sérias conseqüências do paciente com bulimia nervosa devem ser ressaltadas.Tem a perda de fluidos e eletrólitos durante o vômito  podendo levar à desidratação, desequilíbrio ácido-básico e eletrolítico e arritmias cardíacas.
A diminuição na concentração do potássio sérico (podendo causar hipocalemia) após episódios de compulsão alimentar. Vale lembrar que o potássio é o principal cátion responsável pela contração muscular.A indução a vômitos também pode resultar em problemas físicos crônicos como distúrbios gastrintestinais, aumento da glândula parótida, erosão e perda do esmalte dentário, desidratação, entre outros.A constipação está entre as manifestações mais freqüentes em relação aos distúrbios gastrintestinais. Decorre do uso de laxantes que, se utilizados em longo prazo, podem levar a danos irreversíveis ao cólon intestinal. O aumento das glândulas parótidas é devido aos alimentos com alto teor de carboidratos, que podem causar intensa estimulação das glândulas, resultando em uma hipertrofia.Há uma menor gravidade das complicações na parte das alterações endócrinas pela ausência de perda de peso significativa nestes pacientes, não sendo comum o aparecimento, por exemplo, de amenorréias, mas pode haver algumas irregularidades menstruais.



Referências Bibliográficas
Acessado em 05/06/11
Acessado em 05/06/11

                                                                                  Postado por Maria Isabel Reis



Nenhum comentário:

Postar um comentário