sexta-feira, 1 de julho de 2011

*Watch N'AsK- Prof. Marcelo Hermes

Induzir a deficiência de Biotina pode ser um bom tratamento para emagrecer?

A biotina é uma vitamina que atua como coenzima nas reações em que há transferência de CO2, desta forma ela é o grupo prostético das enzimas carboxilases(piruvato carboxilase, acetil-CoA carboxilase, propionil-CoA carboxilase). A ingestão da vitamina  é de grande importância  para a  correta atividade e  funcionalidade dessas enzimas em determinados estados metabólicos.
Os casos em que existe  déficit em biotina são raros, porem a ingestão de ovos crus pode levar a uma deficiência na vitamina. Na clara do ovo existe a proteína avidina, essa proteína se liga fortemente na biotina e impede sua absorção no intestino. A avidina, presente na clara do ovo, pode ser um mecanismo de defesa, atuando como inibidor do crescimento de bactérias. Quando os ovos são cozidos, a avidina é desnaturada e inativada, juntamente com todas as proteínas da clara.

Em casos de déficit em biotina, o individuo poderá também ter problemas na β-oxidação dos ácidos graxos com número impar e na gliconeogênese .

A biotina age na conversão de acetil-CoA em ácidos graxos e na conversão de ácidos graxos em acetil CoA, portanto em caso de déficit nessa vitamina a pessoa deixa de acumular gordura na forma de ácidos graxos( triglicerideos), porém deixa de transformar acidos graxos em energia.

No caso de uma pessoa que esteja no sobrepeso ou em qualquer grau de obesidade ela poderá deixar de armazenar gordura,porem tambem deixará de degradar gordura(tecido adiposo), principalmente se estiver realizando uma dieta para emagrecimento, pode ser que ela não consiga o resultado esperado. Alem disso, há o risco da pessoa em momentos de jejum, usar massa magra(proteínas) como forma de energia (perda de massa muscular esquelética).

Outros riscos vivenciados por pessoas que deixam de ingerir biotina são também: pode existir corpos cetônicos na urina, no suor ou no  hálito, pois será produzido acetil-CoA e ele não conseguirá se converter em acidos graxos e deficiência na absorção de vitaminas lipossoluveis( A,D,E,K).

Por esses motivos você que está no sobrepeso ou na obesidade,  deixar de ingerir biotina ou passar a injerir ovo cru, pode ser um modo  fácil de emagrecimento, porém não será saudável  e talvez após chegar a forma desejada seu organismo não estará agindo da forma bioquimica que deveria.


Bibliografia
David L. Nelson, Michael M. Cox , "Lehninger Principles of Biochemistry", 4ª edição, W. H. Freeman, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário