quarta-feira, 29 de junho de 2011

Watch N'AsK

Qual a relação do déficit de vitamina D e a diabetes tipo 2 (mellitus)?

Estudos comprovam que uma das principais causas de diabetes tipo 2 é a resistência a insulina, por isso que as pessoas que estão obesas possuem maior tendência a ter a doença. O processo de resistência a insulina ainda não é totalmente conhecido, porém segundo evidências ele está relacionado com a via de sinalização da insulina, principal responsável pela translocação do transportador de glicose (Gluts) à membrana plasmática, são determinantes para o estado de resistência a insulina no músculo esquelético e no tecido adiposo.
O tecido adiposo é capaz de produzir TNF-α, uma citocina inflamatória que prejudica a via de sinalização da insulina. Além disso, o tecido adiposo pode produzir outras citocinas inflamatórias subjacentes ao TNF-α que provocariam resistência a insulina induzida por obesidade. A origem dessas citocinas inflamatórias na obesidade está relacionada com a migração de macrófagos para os adipócitos.
As funções da vitamina D são a homeostase do cálcio, metabolismo mineral normal, absorção do cálcio intestinal e reabsorção do cálcio renal. No entanto, estudos realizados recentemente levam a crer que a vitamina D parece interagir com o sistema imunológico através de sua ação sobre a regulação e a diferenciação de células como linfócitos, macrófagos e células natural killer (NK), além de interferir na produção de citocinas. Isso ocorre porque o RVD(receptores nucleares específicos para vitamina D)  agem como mediadores na proliferação e diferenciação celular, além de imunomodulação. O RVD é amplamente expresso na maioria das células imunológicas, incluindo monócitos, macrófagos, células dendríticas, células NK e linfócitos T e B.

Portanto, a relação existente entre o déficit de vitamina D e a diabetes tipo 2 está ligada a produção de receptores nucleares específicos para vitamina D ( RVD) e a produção de vitamina D ativa que irá controlar a produção de citocinas pelos macrófagos, isso impedirá um crescente quadro de resistência a insulina por pessoas que estão obesas.

As pessoas que estão obesas tende-se a crer que em estados de deficiência em vitamina D elas terão maior propensão a possuírem um quadro de resistência a insulina e conseqüentemente diabetes tipo 2 causada por falta da atividade moduladora imunitária da vitamina D e mediadora do seu receptor nuclear especifico.



http://www.scielo.br/pdf/rbr/v50n1/v50n1a07.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário