quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lipídios

 São compostos orgânicos insolúveis em água, mas são solúveis em solventes orgânicos.
Os lipídios têm a principal função de estocar e fornecer energia (1 g de lipídios fornece 9 quilocalorias ), são responsáveis também pela absorção de algumas vitaminas como as lipossolúveis (A, D, E e K), tem importante papel no sistema imunológico, na formação de hormônios, transmissão de impulsos nervosos e a camada subcutânea de gordura serve para preservar o calor corpóreo mantendo sua temperatura.
No organismo humano, a reserva sob a forma de gordura é bem favorável a célula, pois as gorduras são insolúveis em água e, portanto não contribuem para a pressão osmótica dentro da célula e as gorduras são ricas em energia, na oxidação total são liberados 38,13 kJ/g de gordura.
Os lipídios podem ser classificados em três tipos: simples, complexos e derivados. Os lipídios simples são ésteres de ácidos graxos. Um lipídio simples que quando hidrolisado produz ácidos graxos e glicerol é chamado gordura ou óleo. Um lipídio simples que, durante, a hidrólise, produz ácidos graxos e um álcool de alta massa molecular é chamado cera.
Lipídios complexos, quando hidrolisados,produzem ácidos graxos, álcool e algum outro composto.
Lipídios derivados são compostos produzidos quando lipídios simples ou compostos sofrem hidrólise.   
Tanto lipídios simples como compostos produzem ácidos graxos através da hidrólise.
Ácidos graxos são ácidos carboxílicos com longa cadeia carbônica, geralmente com numero par de átomos de carbono (entre 14 e 24), sem ramificações. Ácidos graxos podem ser divididos em saturado, quando se têm apenas ligações simples entre os átomos de carbono; insaturado, quando se tem uma ou mais ligações duplas em uma molécula. Os ácidos graxos insaturados podem ser convertidos em saturados através do processo de hidrogenação catalítica (esse processo é utilizado na produção de margarina).
Entre os ácidos graxos insaturados, encontram-se os ácidos graxos monoinsaturados e os poliinsaturados:
1.           Se houver apenas uma dupla ligação na cadeia carbônica, o ácido graxo é denominado monoinsaturado. Presentes no azeite de oliva, açaí, abacate e frutas oleaginosas (amendoim, castanhas, etc.). Diminui o LDL e o colesterol total;
2.           Se houver duas ou mais ligações é denominado poliinsaturado. Presentes nos peixes, óleos vegetais (girassol, soja, milho, açafrão, algodão, gergelim, etc.) e nas frutas oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, etc.). Diminuem a concentração de colesterol na LDL, possuem efeito antiinflamatório sobre as células vasculares, inibindo a expressão de proteínas endoteliais pró-inflamatórias.


Referências Bibliográficas:
1.     MARZZOCO,A.;TORRES B. B.Estrutura de Carboidratos e Lipídios,cap.06.In:Bioquímica Básica 2ª Ed., Rio de Janeiro;Editora GUANABARA KOOGAN.
2.     TIRAPEGUI, JULIO. Lipídios, cap. 04. In: Nutrição Fundamentos e aspectos atuais – 2ª ed. - São Paulo: Editora Atheneu, 2006.
3.     LEHNINGER,A.L.Lipídios,cap.11.In:Princípios de Bioquímica 3ª Ed.,São Paulo,2002.


Postado por: Maria Isabel Reis Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário