domingo, 29 de maio de 2011

Fósforo e Magnésio


Fósforo

            Constituindo cerca de 1% do peso corpóreo no Ser Humano, o fósforo participa de várias funções metabólicas, sendo que a de maior destaque é o metabolismo energético, já que o fósforo é constituinte do ATP. Porém, cerca de 90% do fósforo encontra-se relacionado à mineralização óssea e dos dentes. Além disso, o fósforo possui também grande importância na absorção e transporte de nutrientes, no balanço ácido-básico e na regulação da atividade protéica.
            As fosfatases (enzimas intestinais) atuam na liberação do fósforo presente em compostos que contêm fosfato. Assim como o cálcio, a absorção de fósforo é aumentada com a presença de vitamina D.
            A deficiência primária de fósforo é bem rara, já que é um mineral encontrado em todas as fontes alimentares. Sendo assim, a deficiência de fósforo é causada pela ingestão de substâncias que interferem no seu bom funcionamento, como o uso freqüente de antiácidos com hidróxido de alumínio e o uso de diuréticos.

Magnésio


            O magnésio é um macromineral cujas principais fontes são: hortaliças, frutos do mar, castanhas, cereais e laticínios. É recomendado entre 280 e 350 mg/dia e participa de uma série de reações metabólicas (carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos). Sua absorção é prejudicada na presença de cálcio, álcool, fosfato, fitatos (encontrados nos cereais integrais, no feijão e na soja) e gorduras, sendo que o cálcio possui papéis antagônicos aos do magnésio.


Fonte:

J.E. DUTRA DE OLIVEIRA, J. SÉRGIO MARCHINI. Macrominerais, cap. 08. In: Ciências Nutricionais – São Paulo: Ed. Sarvier, 1998.

Postado por Letícia Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário